Construção em Steel Frame
A chegada do Steel Frame, sistema construtivo sustentável, trouxe mais uma opção para o mercado brasileiro de construção. Não se utilizam tijolos ou cimentos em uma obra feita por meio desse processo. O principal material estrutural é o aço galvanizado, que é 100% reciclável. Por essa característica e por haver economia no consumo de água, esse sistema de construção é bastante sustentável. Outras importantes peculiaridades figuram na lista de vantagens: o ótimo desempenho acústico, a ampliação no espaço interno da obra em até 4% de área útil e a não proliferação de fungos, mofo ou bolor.
O Light Steel Framing é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros sub-sistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação.
É um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos, racionalizado e otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É customizável permitindo total controle dos gastos já na fase de projeto, além de ser durável e reciclável. Apresenta ótima resistência à incêndio, pois é revestido por placas de gesso acartonado, material com elevada resistência ao fogo.
A utilização do aço galvanizado ZAR230, zincado de alta resistência, com 230 MPa, com 180g/m² de liga de zinco para ambientes não marinhos e com 275 g/m² de liga de zinco para ambientes marinhos, garante um ótimo desempenho contra corrosão.A figura acima mostra a construção de uma residência no sistema Light Steel Framing.
Steel Frame versus Drywall
Apesar do Steel Frame e o Dry-Wall serem visualmente semelhantes, conceitualmente apresentam características bem distintas. O Steel Frame é a conformação do esqueleto estrutural composto por painéis em perfis leves, com espessuras nominais usualmente variando entre 0,80mm à 2,30mm e revestimento de 180g/m² para áreas não marinhas e 275g/m² para áreas marinhas, em aço galvanizado, projetados para suportar todas as cargas da edificação.
Já o Dry-Wall é um sistema de vedação, não estrutural, que utiliza aço galvanizado em sua sustentação, com espessura nominal de 0,50mm, com necessidade de revestimento de Zinco menor do que o Light Steel Framing (média mundial de 120g/m²) e que necessita de uma estrutura externa ao sistema para suportar as cargas da edificação.
Padronização métrica
Após a II Guerra Mundial surgiram várias propostas de industrialização da construção civil para atender ao enorme déficit existente. Dentre elas, a que mais se destacou foi do arquiteto alemão ERNEST NEUFERT, que apresentou uma medida básica de 125mm, adotada até os dias atuais por vários produtos e sistemas construtivos.
Outros países já adotavam medidas básicas que parametrizavam a produção industrial. Porém a parametrização foi feita por Medidas Básicas próprias e não intercambiáveis entre si e portanto não estavam preparados para a etapa que viria a seguir: a globalização, o que trouxe diversos problemas de compatibilidade. No final da década de 60 chegou-se à uma medida básica padrão para a construção civil, foi decretado então o módulo fundamental de 600mm e com isso passam a vigorar medidas múltiplas e sub-múltiplas de 3 para a produção industrializada. Outro importante passo na compatibilidade entre materiais fabricados em diversas partes do mundo foi a adoção do SI (Sistema Internacional de medidas). A aceitação deste sistema se intensificou quando o Japão, em 1981, na condição de maior comprador e vendedor do Mundo, impôs o Sistema como condição para efetuar os negócios.
Características
A coordenação modular e a utilização de malhas construtivas torna-se essencial no sistema Light Steel Framing. Deve-se considerar que os materiais destinados à sua execução estão parametrizados como múltiplos e sub-múltiplos de 3 como, por exemplo: a placa de gesso acartonado, utilizada como fechamento interno em toda construção, possui largura e altura padrões de 1200mm e 2400mm, respectivamente, podendo ser encontrada com 2700mm ou 3000mm; o perfil metálico mais usual no Light Steel Framing tem 90mm de alma por 3000mm ou 6000mm de comprimento.
Mercado
No Brasil, os técnicos, arquitetos e engenheiros, assim como indústria e empresas que possuem produtos para o Light Steel Framing encontram-se, totalmente preparados para o desenvolvimento e crescimento desse sistema construtivo. A preparação do mercado nacional para a chegada do sistema passa, necessariamente, por três vertentes de desenvolvimento: normatização, cadeia produtiva e agente financiador.
Fontes: Bloom Engenhria, Forúm da Construção, Leroy Merlin
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